sábado, 16 de janeiro de 2010

Uma tarde com os Bombeiros Voluntários do Dafundo

No passado dia 12 de Janeiro, fomos visitar as instalações dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. A visita começou um tanto e pouco atribulada, já que devido ao temporal não havia luz.

Começámos por visitar o museu dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. Embora sem luz, foi muito agradável ver o que tanto apaixonava estes Homens por este corajosa profissão – carros de bombeiros, chapéus, equipamentos utilizados em campo, medalhas, passaportes de falecidos da instituição, são poucas das tantas relíquias que se encontravam ali. O Bombeiro Nuno Pereira mostrava-nos tudo aquilo com tanta emoção que começámos a ficar muito entusiasmados em ver toda a história de cada salvamento ou incêndio.



Seguidamente, descemos para ver as viaturas. Das mais antigas às mais recentes, todas estavam extraordinariamente equipadas com coisas que jamais imaginara que pudessem caber num simples veículo.



O sentimento de fascínio aumentava, pois eu e a Brigitta já pensávamos em ser Bombeiras Voluntárias! Entretanto, foi-nos mostrada a mascote do quartel – o Tazz. Este representa força bruta e velocidade, qualidades que um Bombeiro deve apresentar para desempenhar a sua função.

A luz voltara … Já nos encontrávamos na sala de aula onde, das 21h às 24h, durante 3 meses, 3 vezes por semana, futuros Bombeiros seriam instruídos para entrar em acção. Aí, o Bombeiro Nuno Santos Pereira respondeu às nossas questões perante uma câmara de filmar.

A visita correu e acabou de forma agradável. Despedimo-nos com o desejo de nos voltarmos a encontrar na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, numa demonstração.

Joana Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário