domingo, 3 de janeiro de 2010

Apresentação

QUEM SOMOS?

Somos um grupo de Área de Projecto, disciplina leccionada pela professora Madalena Fernandes, do 12º ano da turma A da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. O tema que estamos a desenvolver neste ano lectivo é “Bombeiros e Protecção Civil – Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”.
A formação deste grupo deveu-se ao facto de todos nós estarmos relacionados com desporto, além de que éramos novos na turma.

PORQUÊ ESTE TEMA?

A escolha do tema não foi fácil, já que os elementos apresentavam ideias e gostos diferentes. Pretendíamos que o tema tivesse um pouco de Biologia e Psicologia (disciplinas específicas da área Ciência e Tecnologias) e que, ao mesmo tempo, apresentasse uma vertente social. Como atletas de um desporto colectivo, estamos familiarizados com o espírito da cooperação, trabalho de equipa, esforço e sacrifício. A partir destas ideias-chave, surgiu um primeiro tema “Bombeiros Voluntários – Os Soldados da Paz”, que acabou por ser alterado para “Bombeiros e Protecção Civil – Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”, pois verificámos que a dimensão do projecto tinha potencial para aumentar mais ainda.

QUAL O OBJECTIVO DO PROJECTO?

Com o projecto Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”, pretendemos dar a conhecer a importância do trabalho dos Bombeiros, bem como alertar a comunidade escolar em relação aos procedimentos a ter em caso de algum desastre e sensibilizá-la na construção de uma sociedade mais altruísta, despertando o sentido de entreajuda.
Assim, “Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro” representa tanto uma parte do trabalho realizado pelos Bombeiros como o nosso objectivo perante a comunidade escolar.

O QUE FOI FEITO ATÉ AGORA?

No 1.º período, numa primeira fase, procedemos à investigação de assuntos relacionados com os Bombeiros e com a Protecção Civil, nomeadamente: componente psicológica/perfil do bombeiro; dificuldades sociais (consequências dos incêndios na vida da população, designadamente nos grupos sociais mais pobres); protecção ambiental (impactos originados pelos incêndios na flora e na fauna, esforços para proteger a vida animal e vegetal); preparação (treino necessário na formação do bombeiro); recursos/condições de trabalho (apoios que o Estado oferece para o melhoramento das condições de trabalho); instituições cooperantes.

Estando já mais familiarizados com a realidade dos Bombeiros, pudemos assim planear actividades que, da forma mais apelativa e eficiente, pudesse despertar o interesse na comunidade escolar.

QUE ACTIVIDADES ESTÃO PLANEADAS?

Para o 2.º e 3.º períodos, temos previstas diversas actividades e faremos todos os possíveis para que se concretizem:
  • Visita ao Museu do Bombeiro;
  • Visita e entrevista aos Bombeiros Voluntários do Dafundo;
  • Distribuição de folhetos da Autoridade Nacional de Protecção Civil sobre procedimentos a ter em caso de calamidades (incêndios, sismos e inundações);
  • Entrevista à Escola Nacional dos Bombeiros;
  • Check-list com existência ou ausência de medidas e materiais existentes na escola para prevenir e actuar em caso de calamidade;
  • Exposição de um poster sobre segurança na escola;
  • Demonstração de suporte básico de vida e exibição de uma viatura de serviço médico e respectivos instrumentos, por parte dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.
Este projecto terá como meta final a realização de um peddy-paper, destinado a toda a escola. Se obtivermos uma apreciação positiva desta actividade, saberemos que o projecto foi bem sucedido e que as mensagens que vamos tentar transmitir ao longo do ano foram captadas com êxito pela comunidade escolar.

PORQUÊ ESTE BLOGUE?

A ideia de criar este blogue tem a ver, sobretudo, com a divulgação do projecto “Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”.
Aqui poderão ser encontrados artigos sobre as actividades realizadas e sobre o tema em geral, bem como inquéritos, jogos interactivos, hiperligações, mapas, etc., para que a comunidade escolar, principalmente, mas também qualquer pessoa do mundo, possa estar a par do trabalho desenvolvido por nós e ajudar também a melhorá-lo (críticas, inquéritos, etc.), apoiando-nos nesta missão de “Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”.


Brigitta, Joana, João, Joaquim e Susana

Sem comentários:

Enviar um comentário