domingo, 24 de janeiro de 2010

Entrevista ao Coronel Adrian Dobre, Bombeiros de Cluj

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sábado, 16 de janeiro de 2010

Uma tarde com os Bombeiros Voluntários do Dafundo

No passado dia 12 de Janeiro, fomos visitar as instalações dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. A visita começou um tanto e pouco atribulada, já que devido ao temporal não havia luz.

Começámos por visitar o museu dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. Embora sem luz, foi muito agradável ver o que tanto apaixonava estes Homens por este corajosa profissão – carros de bombeiros, chapéus, equipamentos utilizados em campo, medalhas, passaportes de falecidos da instituição, são poucas das tantas relíquias que se encontravam ali. O Bombeiro Nuno Pereira mostrava-nos tudo aquilo com tanta emoção que começámos a ficar muito entusiasmados em ver toda a história de cada salvamento ou incêndio.



Seguidamente, descemos para ver as viaturas. Das mais antigas às mais recentes, todas estavam extraordinariamente equipadas com coisas que jamais imaginara que pudessem caber num simples veículo.



O sentimento de fascínio aumentava, pois eu e a Brigitta já pensávamos em ser Bombeiras Voluntárias! Entretanto, foi-nos mostrada a mascote do quartel – o Tazz. Este representa força bruta e velocidade, qualidades que um Bombeiro deve apresentar para desempenhar a sua função.

A luz voltara … Já nos encontrávamos na sala de aula onde, das 21h às 24h, durante 3 meses, 3 vezes por semana, futuros Bombeiros seriam instruídos para entrar em acção. Aí, o Bombeiro Nuno Santos Pereira respondeu às nossas questões perante uma câmara de filmar.

A visita correu e acabou de forma agradável. Despedimo-nos com o desejo de nos voltarmos a encontrar na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, numa demonstração.

Joana Ramos

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Visita ao Inspectorado para Situações de Emergência de Cluj, Roménia

Nas férias de Natal visitei o meu país de origem e dediquei dois dias para conhecer o quartel dos Bombeiros de Cluj-Napoca, ou melhor, o Inspectorado para Situações de Emergência “Avram Iancu”, na Roménia.

No dia 28 de Dezembro, por intermédio de um bombeiro voluntário conhecido, fiz a primeira visita ao quartel. Fui recebida pelo Inspector-Chefe Adjunto, o Coronel Adrian Dobre, e entreguei-lhe uma folha com as questões que lhe pretendia colocar e às quais a sua resposta tinha a inteão de filmar. O Coronel informou-me de que os Bombeiros de Cluj-Napoca têm uma organização militar e, como tal, precisaria da autorização do Inspector-Chefe para me facultar determinadas informações e me deixar filmar a entrevista. Mesmo assim, falou-me um pouco sobre o quartel, respondendo, por alto, às questões do papel. Deu-me, por fim, indicação para lhe telefonar no dia seguinte, para saber as horas a que poderia ir lá.

No dia 29, ao meio-dia, de máquina fotográfica e de filmar em punho, concretizei a entrevista e respectiva filmagem. O Coronel falou-me de diversos aspectos de organização e modo de actuar destes bombeiros.

Depois, encontrei-me com o Inspector-Chefe, o General Vasile Șomlea, que me convidou para o seu gabinete e onde tivemos uma conversa bastante informal acerca do meu projecto, de Portugal, dos bombeiros em geral, do quartel, da sua função como Chefe, etc. Insistiu que tirasse uma foto com ele e mostrou-me uma estante com objectos oferecidos por outros grupos de bombeiros de variadíssimos países, inclusive de Portugal (Moimenta da Beira e Vila Real).


De seguida, foi-me oferecida uma visita guiada pelo próprio ao museu, à capela, às instalações do SMURD (o “INEM romeno”) e às viaturas.

O museu situava-se numa sala pequena e estavam expostas viaturas e instrumentos de intervenção antigos, fatos especiais e documentos com a história dos bombeiros, bem como objectos referentes à 2.ª Guerra Mundial.

Ao lado encontrava-se a capela, ortodoxa, que é o local utilizado pelos bombeiros para recuperar a paz interior e reflectir, depois de um caso com muitos mortos (civis e colegas), por exemplo. As pinturas, belíssimas, foram realizadas por três alunos de uma escola de arte, como projecto de final de curso.


No pátio, encontravam-se as garagens e o edifício residencial dos paramédicos. O General ordenou que se abrissem as viaturas do serviço médico de urgência, tanto a dos paramédicos como a do médico. Pude observar o seu interior, repleto de aparelhos, dos mais modernos, que permitam executar as tarefas de primeira ajuda às vítimas. A ambulância consegue transportar 5 paramédicos (um deles o condutor) e a vítima.

A viatura do médico tem quatro lugares e possui atrás os mesmo equipamentos que a ambulância, mas arrumados de maneira diferente. De seguida, subimos às instalações dos paramédicos para os cumprimentar.




O General mostrou-me ainda a viatura dos mergulhadores, em cuja garagem havia ainda um barco insuflável e equipamentos de mergulho, e a garagem onde estavam as grandes viaturas especiais. Uma dessas viaturas foi retirada da garagem e aberta, de modo a poder ver as mangueiras, o equipamento de descarceramento e muitos outros instrumentos.

Para ter a certeza de que nada me escapava, o General levou-me ao ginásio, onde, por feliz coincidência, se encontrava um bombeiro a treinar, e à sauna.



Neste ponto despedi-me do simpático General, que me desejou muita sorte para o projecto, para que o Coronel me levasse aos edifícios onde se procede à parte de prevenção de catástrofes e logística, terminando assim a minha visita ao Inspectorado.


Fico muito agradecida ao Inspector-Chefe Vasile Șomlea, ao Adjunto Adrian Dobre e a todo o pessoal do Inspectorado pela sua simpatia e disponibilidade, que me permitiu aprender algo mais sobre o funcionamento de um grupo de bombeiros de outro país.

Brigitta Cismasiu

domingo, 3 de janeiro de 2010

Apresentação

QUEM SOMOS?

Somos um grupo de Área de Projecto, disciplina leccionada pela professora Madalena Fernandes, do 12º ano da turma A da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. O tema que estamos a desenvolver neste ano lectivo é “Bombeiros e Protecção Civil – Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”.
A formação deste grupo deveu-se ao facto de todos nós estarmos relacionados com desporto, além de que éramos novos na turma.

PORQUÊ ESTE TEMA?

A escolha do tema não foi fácil, já que os elementos apresentavam ideias e gostos diferentes. Pretendíamos que o tema tivesse um pouco de Biologia e Psicologia (disciplinas específicas da área Ciência e Tecnologias) e que, ao mesmo tempo, apresentasse uma vertente social. Como atletas de um desporto colectivo, estamos familiarizados com o espírito da cooperação, trabalho de equipa, esforço e sacrifício. A partir destas ideias-chave, surgiu um primeiro tema “Bombeiros Voluntários – Os Soldados da Paz”, que acabou por ser alterado para “Bombeiros e Protecção Civil – Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”, pois verificámos que a dimensão do projecto tinha potencial para aumentar mais ainda.

QUAL O OBJECTIVO DO PROJECTO?

Com o projecto Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”, pretendemos dar a conhecer a importância do trabalho dos Bombeiros, bem como alertar a comunidade escolar em relação aos procedimentos a ter em caso de algum desastre e sensibilizá-la na construção de uma sociedade mais altruísta, despertando o sentido de entreajuda.
Assim, “Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro” representa tanto uma parte do trabalho realizado pelos Bombeiros como o nosso objectivo perante a comunidade escolar.

O QUE FOI FEITO ATÉ AGORA?

No 1.º período, numa primeira fase, procedemos à investigação de assuntos relacionados com os Bombeiros e com a Protecção Civil, nomeadamente: componente psicológica/perfil do bombeiro; dificuldades sociais (consequências dos incêndios na vida da população, designadamente nos grupos sociais mais pobres); protecção ambiental (impactos originados pelos incêndios na flora e na fauna, esforços para proteger a vida animal e vegetal); preparação (treino necessário na formação do bombeiro); recursos/condições de trabalho (apoios que o Estado oferece para o melhoramento das condições de trabalho); instituições cooperantes.

Estando já mais familiarizados com a realidade dos Bombeiros, pudemos assim planear actividades que, da forma mais apelativa e eficiente, pudesse despertar o interesse na comunidade escolar.

QUE ACTIVIDADES ESTÃO PLANEADAS?

Para o 2.º e 3.º períodos, temos previstas diversas actividades e faremos todos os possíveis para que se concretizem:
  • Visita ao Museu do Bombeiro;
  • Visita e entrevista aos Bombeiros Voluntários do Dafundo;
  • Distribuição de folhetos da Autoridade Nacional de Protecção Civil sobre procedimentos a ter em caso de calamidades (incêndios, sismos e inundações);
  • Entrevista à Escola Nacional dos Bombeiros;
  • Check-list com existência ou ausência de medidas e materiais existentes na escola para prevenir e actuar em caso de calamidade;
  • Exposição de um poster sobre segurança na escola;
  • Demonstração de suporte básico de vida e exibição de uma viatura de serviço médico e respectivos instrumentos, por parte dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.
Este projecto terá como meta final a realização de um peddy-paper, destinado a toda a escola. Se obtivermos uma apreciação positiva desta actividade, saberemos que o projecto foi bem sucedido e que as mensagens que vamos tentar transmitir ao longo do ano foram captadas com êxito pela comunidade escolar.

PORQUÊ ESTE BLOGUE?

A ideia de criar este blogue tem a ver, sobretudo, com a divulgação do projecto “Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”.
Aqui poderão ser encontrados artigos sobre as actividades realizadas e sobre o tema em geral, bem como inquéritos, jogos interactivos, hiperligações, mapas, etc., para que a comunidade escolar, principalmente, mas também qualquer pessoa do mundo, possa estar a par do trabalho desenvolvido por nós e ajudar também a melhorá-lo (críticas, inquéritos, etc.), apoiando-nos nesta missão de “Instruir no Presente, salvaguardar o Futuro”.


Brigitta, Joana, João, Joaquim e Susana